Ela é aventura

Uma das coisas que a Thais (Farage) ensinou pra gente é que imersão no universo da cliente é crítico pra fazer uma boa tradução desse universo em roupa. E que essa imersão vai muito além de questionários e exercícios (que são importantes, mas não são tudo)… Se tem uma situação na vida dessa cliente, uma crença específica, ou se existe um estilo de vida o qual eu nunca vivi, nunca ouvi ou senti na pele, que eu então, como boa personal stylist, deveria fazer o que estivesse ao meu alcance para vivê-lo ou entendê-lo tanto quanto possível. 

Anotei. 

Corta pra umas semanas atrás – Eli Rigol, minha inspiração do “viver a vida nos próprios termos” (y otras cositas mas) é minha cliente (e me autorizou a deixar isso público ;)). Gravei stories emocionada sobre a honra e a responsabilidade que eu estava sentindo… Ela traz essa coragem, esse apetite por vida e aventura. Uma imensa leveza com tanta profundidade. Tem uma relação tão desprendida quanto atenta à sua roupa. Como simular qualquer coisa na minha vida que me leve mais perto dessa frequência?

Corta pra esse fim de semana. Previsão de sol. Mês de Iemanjá. A gente tem absolutamente zero planos. Nenhuma ideia. Pergunto pro Bruno, nada. Respiro fundo… Praia. Praia? Praia!! 

“Filha, quer ir pra praia??, “Hoje mamãe?, “Agora, vamos?” Ela entra em estado de êxtase e começa a separar os brinquedos, também pega um maiô e um livro pra gente ler antes de dormir – priorities, baby. Anuncio pro Bruno: “More, vamos pra Monterosso…” “…al mare” – ele completa. “Queria mesmo ir lá”.

E fomos. Chegamos no meio da tarde. Na hora da siesta em que TUDO está fechado. Estacionamos o carro, descemos na praia e as crianças brincaram na areia enquanto eu tentava encontrar um lugar pra gente dormir. Naquela. Mesma. Noite. Os hotéis, bem…. eles estavam FECHADOS. Ou não atendiam, ou atendia alguém pra dizer que não ia rolar ficar lá. Me deu um certo desespero… Bruno me acalma “Se não acharmos hotel aqui, a próxima cidade fica a 3 minutos de trem”. Viva a Europa!, penso. Mais alguns minutos de busca e voilà, Airbnb fechado. E um viva pros super hosts! Deu certo. Nem acreditei.

Agora mais tranquila, vamos andar pela cidade que começa a reabrir. Sara quer sorvete. Paramos. Tom vê o dela e quer tb – óbvio. O sorvete escorre nas casquinhas, suja as mãozinhas e as mãozinhas acabam onde? Na ÚNICA calça/parte debaixo que a mãe trouxe. Relaxa – pensei – é só chocolate e as mães tem licença poética pra esse tipo de coisa.

E assim seguimos com sucessivos mini acontecimentos que poderiam ter me tirado do eixo. Mas por algum motivo, naquele dia, não.

Essa foto aí sou eu no último gelato andando pro carro pra voltar pra casa depois de um domingo lindo de sol na praia. O cabelo lavado sem condicionador tava todo estranho, a calça tava suja (o sorvete de ontem lembra? Ele foi só o começo…), barra da calça molhada, chinelo no pé grudado de areia, mochila nas costas… e um tanto de leveza, de gratidão e de alegria. No meu mundo, foi uma aventura.

O mais louco disso tudo foi que a realização do que agora escrevo aconteceu só depois. Não foi assim com essa consciência toda – aliás, boa chance que tenha sido o inconsciente da boa aluna que habita em mim, não sei. No carro, as crianças dormindo e eu e o Bruno falávamos de quanta sorte tivemos – o estacionamento era perto e conveniente, o Airbnb respondeu na hora, fomos os últimos a conseguir entrar no restaurante no jantar e os últimos a conseguir pedir comida pra comer na praia no almoço. Até o céu abriu e o sol brilhou muito mais forte do que na previsão! Nesse momento, tudo fez sentido. “More, acho que é isso que a Eli quer dizer com ~confia~ o caminho se abre a medida que a gente dá um passo, e depois outro”. Vou perguntar pra ela no nosso próximo encontro. Mas se a frequência não é essa, imagino que a gente tenha chegado bem perto 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: